Em ofícios encaminhados aos secretários estadual e municipal de Saúde o Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) externa sua preocupação com os atendimentos médicos nas unidades de saúde cujos serviços eram/estão terceirizados para as empresas alvos da operação “Sangria”, que apura irregularidade em licitações e contratos firmados pelo município de Cuiabá e o Governo Estadual.

“O CRM-MT, instituição que zela pela ética no exercício da profissão, repudia qualquer tipo de conchave que tenha por finalidade desviar os já tão parcos recursos da saúde”, declarou, em ofício, a presidente da autarquia, Dra. Hildenete Monteiro Fortes.

Centenas de médicos que cuja função nas empresas investigadas é apenas de prestador de serviço estão sendo prejudicados pela falta de pagamento e pela incerteza da continuidade dos serviços. Os profissionais relatam que estão com atraso salarial de até seis meses. “Não se ignora a situação financeira do Estado, mas pedimos atenção especial para a situação dos profissionais médicos prejudicados pelos reflexos da operação”, diz trecho do ofício.

Os atendimentos foram prejudicados nas principais unidades de saúde do Estado como o Hospital São Benedito, Hospital Metropolitano e SAMU.

No documento, o CRM–MT solicita a prioridade da Secretaria de Estado de Saúde, nos primeiros dias de gestão, para a regularização dos pagamentos dos médicos, evitando o risco iminente de paralisação geral do atendimento médico em estabelecimentos que são essenciais na organização da saúde a nível estadual.

Veja a íntegra do ofício: