O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) já iniciou o envio por correspondência das cédulas eleitorais para escolha dos conselheiros federais que representarão a entidade no Conselho Federal de Medicina (CFM). A cédula é enviada a todo médico com endereço registrado fora dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop, onde a eleição será presencial.

Assim que receber a correspondência, o médico deverá preencher a papeleta de identificação, marcar seu votar na cédula, dobrá-la e colocá-la no envelope menor, que deverá então ser lacrado. A cédula deve ser devolvida ao CRM-MT via Correios no envelope maior, junto com a papeleta de identificação assinada de acordo com seu cadastro no Conselho.

O CRM-MT orienta que o envio do voto deve ser feito imediatamente, para que seja computado até o dia da eleição, 25 de agosto. O recebimento das correspondências, abertura e contagem dos votos no dia da votação são acompanhadas pela Comissão Eleitoral.

A eleição será realizada por meio de voto secreto e não será permitido o uso de procuração. O voto é obrigatório para o médico que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos e profissionais, sendo facultativo para médicos maiores de 70 anos. Em caso de inscrição em mais de um Conselho, o médico deverá votar em pelo menos um deles. Será aplicada a multa para o médico que não votar, com exceção daqueles que declararem o motivo do impedimento 60 dias após o encerramento da eleição.

A eleição será presencial na sede do CRM-MT, em Cuiabá, e nas delegacias da autarquia em Rondonópolis e Sinop.