O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) entregou as cédulas de identidade profissional a mais de 130 novos médicos, formados em aproximadamente 10 universidades públicas e privadas. As solenidades foram realizadas nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.09), na sede do órgão. Com os documentos emitidos pelo Conselho, estes profissionais podem exercer de forma regular a medicina.
Ao recepcionar os novos médicos, o 1º vice-presidente do CRM-MT, Adriano Bastos Pinho, lembrou que a ocasião é festiva e também de responsabilidade. “A medicina é uma das áreas mais complexas, que exige além de vasto conhecimento técnico científico, empatia e dedicação. Fazer o melhor para o outro, através dessa nobre missão. Restaurar a saúde, mitigar o sofrimento e trazer amparo nos casos difíceis. Ser médico vai além do diploma, começa pela atitude e dedicação ao outro. Parabenizo os novos médicos e desejo sucesso nessa honrada profissão.”.
Corregedor do Conselho, Magno Stefani Cezar salientou que o recebimento das carteiras profissionais marca o fim de uma importante fase, mas que isso é apenas o começo. “A gente se forma três vezes, quando recebe o diploma, quando recebe a nossa carteira profissional e, por fim, quando, trabalhando, percebe que está fazendo a diferenca na vida dos pacientes”.
Já a tesoureira da autarquia, Maria Luisa Trabachin Gimenes, apresentou aos médicos recém-formados importantes lições sobre a publicidadde médica, modificada em 2023 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). “É importante que vocês se atentem a isso e comecem, da melhor forma, suas trajetórias profissionais. A resolução veio para definir os parâmetros. Foi um processo amplo, que levou três anos para ser concluído, mas que com certeza pacificou uma série de questões que vieram com a evolução da própria comunicação”.
Além dos documentos, os novos médicos receberam informações sobre o funcionamento do Conselho e questões como inscrições, transferências, registros de especialidades, entre outras coisas.