O Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) convida seus colaboradores e a classe médica para doar sangue, na próxima terça-feira (22), em uma ação em comemoração ao Dia do Doador de Sangue (14 de junho). O CRM-MT fechou uma parceria como MT Hemocentro e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) para colaborar com a Campanha que é realizada neste mês, conhecido como Junho Vermelho.

A presidente do CRM-MT, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, aponta que o ato de solidariedade salva vidas. “Doar sangue é doar vida, e o Conselho quer levar esse exemplo para população”.

Serviço

Para participar os médicos e colaboradores devem se dirigir ao Estacionamento da Fiemt, localizando em frente à sede do CRM, na Rua E, S/N, no Centro Político Administrativo, no dia 22 de junho. A coleta será feita no período matutino de 7h30 as 11h30, no período vespertino 12h as 16h30.

Para doar é necessário estar com um documento oficial com foto, ter entre 16 anos e 69 anos, ter peso igual ou superior aos 50 kg, e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Serão recebidos novos doadores e doadores recorrentes.

Além disso, no local estará sendo feito o cadastro para doador de medula óssea. Uma amostra de sangue é coletada para passar por identificação genética e ser inserida no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para se cadastrar é necessário ter entre 18 anos e 55 anos, não ser portador de doenças infecciosas, neoplásicas, epilepsia, ou diabetes, e levar um documento com foto.

Maju Souza