A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, participou na última semana, de uma reunião promovida pelo Sindicato dos Servidores da Saúde de Mato Grosso (SISMA/MT) onde os representantes dos conselhos de classes, sindicatos e categorias da saúde e afins, se uniram para protestarem contra o processo seletivo e solicitarem o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nº 001/2019, firmado pelo Ministério Público, que exige a realização do concurso público.

O SISMA divulgou na última quinta-feira (13), uma Nota Conjunta, assinada pelo CRM-MT e por outras entidades representativas que repudiam o processo seletivo 001/2022 da Secretaria de Estado e Saúde (SES).

“O processo seletivo aprofunda a precarização do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo fragilidade e descontinuidade do cuidado, baixa qualidade no atendimento, perdas de direito trabalhistas, exploração do trabalhador, desmotivação das equipes que seguem submetidas a não proteção social no trabalho, onde todos os seus direitos trabalhistas são negados”, diz trecho.

Em outro trecho, o Sindicato defende a importância da realização de Concurso Público “[…]é a medida mais eficaz e efetiva, que possibilita que qualquer profissional preparado para o cargo tenha condições de ser aprovado e tenha um trabalho com um vínculo seguro, direitos e obrigações, esta última bem acompanhada pelos órgãos de controle da administração pública.”

Confira a Nota completa aqui

Aviso de Privacidade