Pouco mais de um ano depois de ter sido instalado no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres, o curso de Medicina já é um dos mais concorridos da instituição. Este ano, já se inscreveram ao vestibular 6.310 candidatos para 30 vagas, uma média de 210 pessoas por vaga. O deputado estadual Airton Português (PSD) é o autor da indicação que implantou o curso.O curso de Medicina, segundo informações da Unemat, só perde em número de inscritos para Direito. Nesse curso, cada vaga vai ser disputada por 20 candidatos. O vestibular da Unemat acontece em todos os campi da instituição nos próximos dias 27 e 28 de maio.
O deputado estadual Airton Português (PSD) indicou a implantação do curso durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2011. Depois, o ato de implantação foi anunciado pelo governador Silval Barbosa no campus da instituição em março do mesmo ano.
Segundo o deputado, que atualmente está licenciado do cargo, a indicação para implantar o curso de Medicina surgiu após o parlamentar e equipe realizarem levantamento completo a respeito das necessidades de atendimento das demandas do Hospital Regional de Cáceres, que é um dos mais completos de Mato Grosso, graças à atuação efetiva do Governo do Estado.
Com altos investimentos na compra de equipamentos, o deputado percebeu que essa unidade de saúde estava apta a se transformar em Hospital Universitário.
“Visualizamos o fato de que o hospital era o único apto administrativamente à implantação do curso de Medicina em Cáceres”, afirma Português.
Conforme o deputado, a implantação do curso de Medicina na Unemat de Cáceres ajudará reduzir o problema da demanda reprimida de profissionais em toda a região Oeste do Estado, que abrange 22 municípios.
BRASÍLIA
Em abril, o deputado Airton Português esteve no Ministério da Educação, junto com o governador Silval Barbosa (PMDB) e mais os senadores Blairo Maggi (PR) e Jayme Campos (DEM), juntos com deputados federais. A pauta da reunião com o ministro Aloizio Mercadante era solicitar a criação de outros cursos de Medicina em Sinop (UFMT), Rondonópolis (Unic) e Várzea Grande (Univag).
Segundo o deputado, o ministro Aloizio Mercadante aceitou a reivindicação dos parlamentares e de Sival Barbosa e autorizou a instalação dos cursos.

Ter, 08 de Maio de 2012

BRASÍLIA