Representantes dos conselhos de profissões regulamentadas de Mato Grosso se reuniram nesta quarta-feira (14.03) para discutirem a criação de uma associação que integre todos os conselhos de classe da área da saúde. O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), entidade que propôs a discussão.

Uma das propostas é a criação de delegacias regionais “multiconselhos”, para reunir em só lugar as delegacias de várias classesA ideia inicial é que o “Conselhão”, conforme denominado pelo presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Volpato, seja criado em formato de associação com o objetivo de reunir as entidades de profissões regulamentadas e a partir dela, dividir experiências nas áreas administrativas, operacional e de fiscalização para construir ações em benefícios dos profissionais que cada conselho abriga, bem como a melhoria da saúde pública no estado.

Associações que integram vários conselhos de classe já existem no Brasil, como por exemplo, a Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal, (ASCOP-DF).

Nessa primeira reunião, os representantes dos conselhos discutiram questões envolvendo a formalização da associação, e ações e parcerias para promover a valorização das profissões.

Uma das propostas é a criação de delegacias regionais “multiconselhos”, para reunir em só lugar as delegacias de várias classes. O objetivo é centralizar os serviços, facilitando o acesso dos profissionais e da sociedade. Atualmente, a maioria dos profissionais inscritos nos conselhos está atuando no interior do estado.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Dr. Gabriel Felsky dos Anjos, que representou a autarquia, a reunião foi produtiva e importante. “Trata-se de um embrião em formação, a iniciativa beneficiará os conselhos e a sociedade de maneira geral”, destacou.

Também participaram do encontro os representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-MT), Conselho Regional de Educação Física – 17ª Região (Cref17-MT), Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP18-MT), Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região (Crefito9-MT), Conselho Regional de Serviço Social (Cress-MT), e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MT).

(Veja a galeria de fotos)

Walmir Santana – Ascom/CRM-MT