A Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde divulgam a programação da 7ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso que será realizada de 14 a 16 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, à rua Adauto Botelho, 552, bairro Coophema, em Cuiabá. O tema da conferência é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social-Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
Para a 7ª Edição da Conferência Estadual de Saúde, o Pleno do Conselho Estadual de Saúde aprovou o debate do eixo proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”, que possui três subeixos: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde). Serão inseridos ainda os assuntos que tratam sobre a Atenção Básica, Alimentação Saudável, Hanseníase e Participa SUS.
A metodologia proposta para a 7ª Conferência Estadual de Saúde será por meio de apresentação dos temas por painéis centrais, haverá mesas redondas, trabalhos em grupos e por fim apresentação de propostas e votação em Plenário.

A Coordenadora da Comissão Organizadora da 7ª Conferência, Leila Maria Boabaid, disse que já foram realizadas Conferências Municipais com abrangência nos 141 municípios em preparação para a Conferência Estadual. “Torna-se necessária a discussão, desde os âmbitos locais até o plano nacional, acerca das perspectivas de entendimento e desafios para a legitimação do SUS como política pública universal, na garantia de acesso com equidade, integralidade e melhor qualidade. Questões referentes ao tema do acesso e acolhimento com melhor qualidade e equidade, a construção de uma agenda de inovação, mudança e consolidação para a rede de serviços e recursos do SUS, é o objetivo da Conferência”, disse ela.

Participam 720 delegados municipais eleitos nas Conferências Municipais com direito a voto, além de observadores e segmentos sociais. A coordenação estima que nos três dias de debates aproximadamente 1.500 pessoas passam pelo evento. Haverá eleição com vaga para 64 delegados que irão representar Mato Grosso na 14ª Conferência Nacional de Saúde, a se realizar no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011, em Brasília, Distrito Federal.  Para a 7ª Edição da Conferência Estadual de Saúde, o Pleno do Conselho Estadual de Saúde aprovou o debate do eixo proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) “Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS”, que possui três subeixos:

Fonte: 24Horas News