Qui, 14 de Junho de 2012

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP), deu posse a nova presidência do Conselho Escolar da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso, ocorrido no dia 11 de junho de 2012 no Auditório da ESP.
Segundo o diretor da Escola de Saúde Pública Antonio Kato o Conselho tem como princípios fiscalizar, aprovar, ajudar e aprimorar as ações da Escola de Saúde Pública, cujo objetivo é a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde do Estado.
Ainda segundo o Diretor, a Escola de Saúde tem novos desafios a enfrentar, principalmente no que diz respeito ao melhoramento da formação de recursos humanos para a atenção primaria em saúde. Um grande projeto já esta em fase final de implantação que é o Telessaúde, que tem o objetivo de oferecer uma segunda opinião médica proporcionando maior agilidade na assistência da atenção básica da saúde e ampliar a resolutividade e fortalecendo a estratégica da Saúde da Família nos municípios
A Escola deve avançar neste ano na formação médio e superior sendo que a ESP trabalha com a perspectiva de não apenas atuar de forma estratégica e sim de forma estruturante, pois a Instituição tem como meta o fortalecimento do Sistema Único de Saúde através do aperfeiçoamento técnico e profissional de seus trabalhadores.
A ESP é um grande campo acadêmico a ser explorado, cujos projetos que o Conselho aprovou para esse ano são os cursos de pós-graduação Latu-Sensu em odontologia para pacientes especiais com 16 vagas e Saúde do Trabalhador com 30 vagas. “Outras ações implantadas e que elevam e consagram a ESP como centro de formação de educação permanente dos trabalhadores do SUS, são os introdutórios para o Programa de Saúde da Família, cursos de formação técnica na área de saúde bucal, enfermagem, órteses e prótese, hemoterapia e radiologia. O Mais importante é a implantação do ensino a distancia na perspectiva de atingir o maior numero de trabalhadores do SUS e superar as distâncias territoriais do Estado”, disse Antonio Kato.
A nova presidência é composta por pelo Presidente Antonio Kato e a Vice-presidente Ana Carolina Machado.

Ainda segundo o Diretor, a Escola de Saúde tem novos desafios a enfrentar, principalmente no que diz respeito ao melhoramento da formação de recursos humanos para a atenção primaria em saúde. Um grande projeto já esta em fase final de implantação que é o Telessaúde, que tem o objetivo de oferecer uma segunda opinião médica proporcionando maior agilidade na assistência da atenção básica da saúde e ampliar a resolutividade e fortalecendo a estratégica da Saúde da Família nos municípios

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso