Qua, 20 de Junho de 2012

A Comissão de Ações Sociais do Conselho Federal de Medicina (CFM) vai buscar contribuir com a

O assessor da SDH apresentou a Ricardo Paiva o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

melhoria das condições de empregabilidade das pessoas com necessidades especiais. O primeiro encontro com esse objetivo ocorreu nesta segunda-feira (18), no CFM. O tesoureiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco e membro da Comissão, Ricardo Albuquerque Paiva, se reuniu com um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).

Na reunião, o assessor da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH, Fernando Ribeiro, soube do interesse do CFM em trabalhar para ajudar a criar vagas para essas pessoas. Ele apresentou ao membro da Comissão do CFM o “Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite”.

Lançado pelo governo federal em 2011, o Plano tem como proposta que o “governo federal, estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, aconteça na vida das pessoas, por meio da articulação de políticas governamentais de  acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade”. A Convenção foi ratificada pelo Brasil com equivalência de emenda constitucional.

Correa Silva: Hospitais poderiam criar oportunidades para capacitação de pessoas com deficiência nos estabelecimentos

Hospitais – O segundo encontro da Comissão com o mesmo objetivo foi com o superintendente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Luiz Fernando Correa Silva. O representante dos hospitais prometeu levar o tema para discussão pela diretoria da entidade no sentido de buscar apoio à iniciativa da Comissão do CFM e estimular a criação de oportunidades de treinamento e capacitação de pessoas com deficiência pelos proprietários de hospitais privados.

Fonte: Conselho Federal de Medicina