ACESSE A CARTA AQUI

O documento foi aprovado na plenária final do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, por aclamação. O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, agradeceu a todos pela participação e ressaltou o valor dos compromissos assumidos pelos dirigentes das entidades médicas.

“Os debates realizados apontaram novos rumos para o trabalho dos conselhos de medicina. Estou convicto que temos condições de caminhar irmanados em torno do fortalecimento de uma causa comum: trabalhar para que o Brasil conte, efetivamente, com a medicina e a saúde que seu povo merece”, disse Gallo, que considerou o II ENCM -2022 um marco na retomada dos encontros presenciais após quase três de distanciamento social por conta da covid-19.

Compromissos – No texto, lido pela presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Ellen Santiago, os participantes do evento, que reuniu quase 200 conselheiros federais e regionais do sistema CFM/CRMs, assumem cinco compromissos. O primeiro deles é atuar para que os brasileiros tenham acesso à assistência médica de qualidade.

Além disso, os participantes acordaram ser necessário buscar a valorização dos médicos e da medicina, lutar pela qualificação do ensino médico, cobrar dos gestores o aperfeiçoamento da infraestrutura de atendimento em saúde e defender o ético e competente exercício da medicina.

“Assim, caminharemos irmanados em torno do fortalecimento de uma causa comum: trabalhar para que o Brasil conte, efetivamente, com a medicina e a saúde que seu povo merece”.