A próxima edição do Fórum de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina (CFM), confirmado para abril, terá um concurso de artigos científicos. Serão aceitos trabalhos inéditos com temas que abordem os aspectos diagnósticos, linhas de cuidados, normativas e aspectos éticos em doenças raras por definição da Organização Mundial de Saúde (OMS).

ACESSE AQUI O REGULAMENTO.

Os pedidos de inscrições poderão ser enviados até 24 de março para o e-mail rarosequeridos@portalmedico.org.br. O regulamento do concurso conta com duas categorias: estudante e  profissional. O artigo deverá ser enviado nos formatos PDF e Word e poderá ter até três autores.

Serão escolhidos os dez melhores artigos, que serão publicados em livro digital institucional. Durante o V Fórum de Doenças Raras, os resumos dos artigos e os nomes dos autores serão mencionados e será encaminhado, por correio eletrônico, certificados de Honra ao Mérito.

A seleção dos melhores textos será feita por Comissão Avaliadora, composta por três membros da Câmara Técnica de Doenças Raras do CFM, que levará em conta critérios como a existência de plágio, os aspectos metodológicos, a delimitação do objeto e objetivos dos artigos, a linguagem adotada, entre outros.

“Nossas palavras de ordem devem ser empatia e compaixão, para que a gente possa fazer algo em prol das pessoas com doenças raras. Queremos valorizar e publicizar trabalhos que ressaltem essa temática”, pontua a coordenadora CT do CFM, pediatra e patologista clínica, Natasha Slhessarenko.

O resultado do concurso será divulgado no site do CFM no dia 4 de abril, às 18 horas.

Concurso de Trabalhos Raros e Queridos

Data de inscrição: de 28 de fevereiro a 24 de março de 2023

E-mail para inscrição: rarosequeridos@portalmedico.org.br

Regulamento: clique aqui