Nos dias 27 e 28 de maio, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizará, em sua sede em Brasília, um importante encontro internacional para discutir a sustentabilidade da saúde global. Com o tema “Saúde Global e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”, o evento reunirá especialistas renomados para debater questões fundamentais da bioética e da medicina contemporânea.
Durante os dois dias de programação, serão promovidos o VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética do CFM, o III Encontro Ibero-Americano de Bioética do CFM e o I Congresso de Bioética Médica. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
A programação completa pode ser acessada AQUI.
Destaques da programação
A conferência de abertura, no dia 27, abordará “O futuro da humanidade sob a luz da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos”, ministrada pelo professor Rui Nunes, vice-presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal.
Na sequência, a mesa-redonda “Bioética e Educação em Saúde” discutirá temas como “Equilíbrio ambiental: impacto para o sistema de saúde”, “O papel do médico como advocacy” e “Estratégias de proteção ao meio ambiente”. Participam do debate o médico pesquisador do Instituto Evandro Chagas, Fernando Vasconcelos, o ex-governador do Acre e ex-senador Tião Viana, e a presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretta.
Ainda no primeiro dia, a mesa “Bioética do Início ao Fim da Vida” trará reflexões sobre os “Limites Bioéticos da Genética”, com a professora Natália Teles, da Universidade do Porto, e “Perspectivas do cuidado na inversão da pirâmide etária”, com a professora Elisa Franco, da Universidade Federal de Goiás. Outros temas incluem “O papel da reprodução assistida no novo modelo social” e “Eticidade da medicina paliativa diante do envelhecimento populacional”.
Segundo dia de debates
No dia 28, a programação começará com a mesa-redonda “Saúde Psicoemocional”, que contará com palestras sobre “Suicídio como problema de saúde pública”, ministrada pelo médico Ruy Palhano; “Síndrome de Burnout”, com o professor Valdiney Golveia, da Universidade Federal da Paraíba; “Neuroética e Neurociência”, com o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo; e “Medicalização da sociedade contemporânea”, apresentada por Hélio Angotti, coordenador-geral do curso de Medicina do Centro Universitário do Espírito Santo.
Outro destaque do evento será a mesa “Cultura e Arte para o Bem-Estar Social”, que abordará temas como “Importância das humanidades para a relação médico-paciente”, com o ex-presidente do CFM Roberto Luiz d’Ávila; “Prescrição cultural”, com a vice-reitora da Universidade do Porto; e “Ética e Medicina Legal”, com Duarte Nuno Vieira, presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal.
Carta de Brasília
O evento será encerrado com a leitura da Carta de Brasília, documento que reunirá as principais conclusões e diretrizes discutidas durante os dois dias de debates.
Para fazer sua inscrição, acesse AQUI.