Começou na segunda-feira (12) o primeiro programa de Residência Médica no interior de Mato Grosso, com a oferta de seis vagas para as especialidades de Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Clínica Médica. Os cursos têm duração de três e dois anos respectivamente e carga horária de 60 horas semanais e será ofertado no Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes”.
A aula inaugural do programa contou com a presença do reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Aparecido Silva, do diretor geral do Hospital Regional e da Organização Social, Congregação Santa Catarina que administra o hospital, Idelvan Ferreira Macedo, do presidente da Comissão de Residência Médica, Wagner Marcondes da Cunha Lopes e do deputado federal Pedro Henry, além de médicos e profissionais da área de saúde.
Durante a solenidade foi ressaltada a importância que Cáceres representa para a região como pólo em saúde, ainda mais com a oferta da Residência Médica e também do curso de graduação em Medicina pela Unemat a partir do segundo semestre deste ano.
Para o presidente da Comissão de Residência, Médica Wagner Marcondes da Cunha Lopes, o programa de Residência Médica a oferta desses dois cursos – o de residência e o de graduação – vão assegurar para a população uma saúde cada vez melhor. Isso porque, segundo ele, a presença de estudantes possibilita que os profissionais discutam mais, estudem mais e com isso se dediquem mais.
Para o reitor da Unemat a parceria do Estado, da Secretaria de Saúde, do Hospital Regional com a instituição é muito positiva, além do apoio do deputado federal Pedro Henry, que enquanto esteve à frente da Secretaria de Saúde se empenhou em consolidar Cáceres como um pólo educacional e de saúde. Para o reitor, a população ganha em muito com essas parcerias e com o compromisso de vencer as barreiras. “Temos percebido o empenho de várias frentes, principalmente dos profissionais de saúde para a com o projeto do curso de medicina, tanto que no primeiro curso preparatório didátivo-pedagógico para preparar os médicos que desejam lecionar na faculdade de medicina, já temos 70 inscritos”, disse Adriano Silva.
O deputado federal Pedro Henry destacou os avanços já alcançados desde que se começou a sonhar com a residência médica e o curso de medicina, ambos já realizados, mas destacou que ainda há muitos problemas a serem vencidos, e que os mesmos só poderão ser superados com o empenho e a dedicação de todos. Segundo ele, com a oferta desses dois cursos Cáceres e região viverá uma transformação social e uma melhoria na saúde. “A residência médica é a possibilidade que o profissional tem de se especializar dentro do seu ambiente e se firmar na região”, diz.
Vestibular
As inscrições do vestibular da Unemat iniciam nesta sexta-feira (16) e segue até 15 de abril com a oferta de 2.680 vagas em cursos regulares e também na modalidade de ensino a distância, incluindo a oferta de 30 vagas no curso de medicina que será oferecido no campus de Cáceres. O valor da inscrição é de R$ 90,00, as provas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de maio.
Para mais informações acesse: www.unemat.br/vestibular

Qui, 15 de Março de 2012

Para os primeiros residentes do programa oferecido a expectativa com essa nova etapa de formação é muito grande. Para o médico Antônio José de Macedo Bernardes, que é de Cáceres, a possibilidade de fazer a residência em Clínica Médica é uma grande oportunidade. Já a médica Wanessa Godinho Homar, que veio de Brasília, a expectativa é a de se firmar na região e aqui construir sua carreira profissional.Além das três especialidades médicas que o programa de residência do Hospital Regional oferece, existe a possibilidade de que a partir de 2013, o quarto programa em Cirurgia Geral já seja oferecido no Hospital.

Vestibular

Para mais informações, clique aqui

Fonte: Jornal Oeste