Ter, 13 de Março de 2012

As contas do Conselho Federal de Medicina (CFM) foram aprovadas por unanimidade nesta sexta-feira (9) durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2012 (ENCM-2012). A receita orçamentária do CFM é de R$ 87 milhões e os recursos são oriundos dos próprios médicos.
O incentivo à educação médica continuada, que tem papel importante na qualificação dos médicos, e a fiscalização nas unidades públicas e privadas de saúde são metas do Conselho Federal de Medicina. Destinado a esses projetos, foram repassados à Educação Médica Continuada o valor de R$ 3,5 milhões e R$ 3,3 mi para fiscalização.
Em fevereiro, a Comissão de Tomadas de Contas do CFM já havia emitido parecer confirmando as normalidades das contas da entidade, bem como auditoria externa: “Após análise das peças, ficou constatado a regularidade dos atos e que os procedimentos guardam conformidade com a legislação às Entidades Fiscalizadoras das Profissões Liberais”, citava o documento da Comissão de Tomadas de Contas.
Unificado – O tesoureiro José Hiran Gallo afirmou que uma das prioridades da entidade é dar tratamento igualitário a todos os Conselhos Regionais de Medicina. Ele destacou que criou instruções normativas para evitar diferenças corrigir distorções.
Além de José Hiran Gallo e o 2 tesoureiro, Frederico de Melo, a equipe técnica do CFM para controle do orçamento foi composta pelos funcionários João Batista Ferreira, Marlene Rute Oliveira, Aldo da Cunha, Francélio Pereira, Francisco Barreiro júnior, Adriano Ponce, Eurico natal, Milena Machado, Geraldo Lima, Elias Barboza e Marcos Pereira.

Fonte: Conselho Federal de Medicina