Todo o conteúdo do protocolo de assistência a usuários e dependentes de crack está disponível também para médicos brasileiros ligados à tecnologia. Esta é a proposta de um aplicativo desenvolvido pelo recém-formado em Medicina, Ricardo Maranhão, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). “Observamos que o consumo de crack está crescendo e fazendo parte do dia-a-dia do atendimento nas emergências. Este acesso rápido auxilia o médico no atendimento do usuário”, apontou Maranhão.
O conteúdo está preparado para as telas Retina de iPhones 4 e iPods touch 4G. O aplicativo é grátis e está em português. Oferece todo o conteúdo com artigos divididos em capítulos para facilitar a leitura. O documento dispõe desde as orientações sobre as etapas dos processos de atendimento e até as abordagens mais indicadas aos usuários. (baixe aqui)
As Diretrizes definem conceitos relacionados à droga e a seu uso, assim como aspectos gerais e específicos do tratamento. Com o auxílio das diretrizes, os médicos poderão avaliar e manejar casos de urgência que envolvam intoxicação, abstinência aguda ou overdose. “Em síntese, as diretrizes servem de guia para capacitar médicos, especialmente do Sistema Único de Saúde, para o atendimento de usuários”, explica Ricardo Paiva, membro da Comissão de Assuntos Sociais do Conselho. (veja também a versão em PDF)
Para combater a epidemia do crack no país, a entidade também mantém o hotsite www.enfrenteocrack.org.br com informações de locais para internações, legislação e campanhas.

Fonte: Portal Conselho Federal de Medicina