Médicos e acadêmicos de Medicina puderam aprender diversos aspectos de urgências e emergências cardiológicas, durante simpósio realizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT). O evento, realizado no último sábado (16.03), contou com a participação de palestrantes que são considerados referências no tema.

Entre os palestrantes estava o médico Felipe Zarour. Cardiologista, ele atua como docente de Clínica Médica e Cardiologia no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e no Hospital Geral Universitário (HGU). Zarour revelou que uma das emergências mais temidas pelos médicos é justamente a dor toráxica.

“Saber reconhecer um infarto, por exemplo, é muito importante, ainda que o profissional não trabalhe com emergência. O profissional precisa saber como abordar o paciente inicialmente”, pontuou.

Ele ainda ressaltou o papel do CRM-MT, como entidade que tem como uma de suas missões a defesa da boa medicina. “O Conselho entende o acadêmico como um futuro profissional. Por isso, faz total sentido a instituição trazer este futuro médico para dentro da autarquia, dando a este profissional a oportunidade de se especializar e, mais para frente, atender a população de uma forma mais eficiente”.

Presidente da Liga Acadêmica de Alergia e Imunologia da Universidade de Cuiabá, Ana Luiza Godoi avaliou como extremamente positivo o evento. A liga foi uma das organizadoras do evento, ao lado de outras entidades. “As ligas possuem o propósito de serem a extensão do aprendizado dos acadêmicos. O apoio do CRM-MT e das sociedades médicas foi excelente”.