Há pouco mais de 60 anos começava a história do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso. Criado pelo Decreto-lei n. 7955 de 13 de setembro de 1948 e reorganizado pela lei n. 3268 de 30 de setembro de 1957, a criação do CRM-MT se confunde ao pioneirismo de seus fundadores.
Fundado em 01 de outubro de 1958, com sede provisória no Centro de Saúde de Cuiabá, o primeiro corpo de conselheiros foi eleito em 28 de dezembro de 1958. Com a participação de todos os 38 médicos inscritos no CRM na época, a decisão foi unânime. O primeiro corpo de conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso foi composto pelos médicos Cyro Furtado Sodré, Hélio Ponce de Arruda, Farid Seor, Virgílio Alves Corrêa Neto, José Monteiro de Figueiredo, Aretino Cavalcante de Mattos, Leony Palma de Carvalho, Sebastião Zeferino de Paula, Paulo Leopoldo Maciel Epaminondas e Navantino Ignácio Borba. Os primeiros delegados foram Ivo Ricci e Gonçalo Leite de Figueiredo.
Os cinco primeiros presidentes do conselho, mestres que promoveram mudanças na história da saúde de Mato Grosso, cada um na sua especialização, já faleceram, deixando como legado o trabalho exercido em prol da saúde do estado. Foram eles: José Faria Vinagre, Cyro Furtado Sodré, Hélio Ponce de Arruda, Virgílio Alves Correa e João Augusto Corrêa de Almeida
Hoje, além de sua função fiscalizadora e julgadora da profissão, o CRM-MT também é um agente educador, que promove cursos de atualização médica e encontros temáticos, além de fomentar debates éticos com a classe médica de Mato Grosso.