O Conselho Federal de Medicina (CFM) decidiu prorrogar a gratuidade da inscrição do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) até 31 de dezembro em todos os Conselhos Regionais.
Na primeira etapa, que ocorreu entre 1º de fevereiro e 31 de julho, o CRM-MT recebeu o total de 409 solicitações de Registro, sendo a maioria em Pediatria (50), Medicina de Família e Comunidade (48) e Clínica Médica (44). A campanha é direcionada a médicos que concluíram a residência médica ou foram aprovados nos exames de título das Sociedades Médicas.
Além de proporcionar segurança jurídica ao médico, o RQE também garante ao paciente que será atendido, um profissional com conhecimento aprofundado na área. Além disso, segundo a Resolução CFM 1.974/11, sem o número de RQE, o médico não pode anunciar no cartão, no receituário ou em qualquer material de divulgação que é especialista.
Como obter o RQE – Todo o processo é feito de forma on-line, através do CRM-MT Virtual, no site do CRM-MT. Para concluir a solicitação, é necessário anexar o Certificado de Conclusão da Residência Médica credenciada pela CNRM/MEC ou Título de Especialista conferido pela AMB. Assim que deferido pela Comissão de Registro de Especialista do Conselho, o Certificado de Registro da Especialidade estará disponível no CRM-MT Virtual, na aba “Serviços”.