O Ministério da Saúde liberou R$ 66.974.600,00/ano (sessenta e seis milhões, novecentos e setenta e quatro mil e seiscentos reais) para o Estado de Mato Grosso aplicar no custeio de procedimentos de média e alta complexidade. Esse recurso será dividido em 12 parcelas. A liberação do recurso está prevista na Portaria 1.322, publicada no Diário Oficial da União,de 27 de junho.
O Secretário de Estado de Saúde Vander Fernandes, explica que o teto financeiro da Média e Alta complexidade que era de 190 milhões/ano, com este novo recurso passou para 256 milhões /ano tendo um incremento de 35% a mais.
A abertura dos hospitais regionais Metropolitano de Várzea Grande, Albert Sabin de Alta Floresta e em fase de implantação o de Sinop é que garantiram estes recursos. “Se trata de dinheiro novo e refletirá no aumento e na qualidade do atendimento dos serviços de média e alta complexidade em todo o Estado.O Estado de Mato Grosso adotou várias estratégias na mudança da gestão da Saúde Pública, e uma delas foi de forma hierarquizada ,descentralizar os serviços e organizar as redes de Atenção a Saúde.Essa organização nos permitiu elaborar projetos bem sucedidos e aprovados pelo Ministério da Saúde.
Saúde do Estado tem envidado grandes esforços no intuito de aumentar a oferta de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde na assistência médico hospitalar e principalmente na média e alta complexidade. Vander Fernandes disse ainda que esta conquista da Saúde Pública se deve ao esforço pessoal do Governador Silval Barbosa, que inúmeras vezes esteve em Brasília juntamente com toda a bancada federal, pleiteando recursos para a Saúde de Mato Grosso.
O Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde, foi outro ponto positivo na conquista dos recursos,segundo Vander Fernandes,que atribui méritos também as equipes técnicas que em tempo hábil conseguiram trabalhar e adequar os projetos na nova concepção da organização das redes de atenção à Saúde.
O deputado Federal Pedro Henry, comentou que Mato Grosso começa a receber financiamento por parte do Ministério da Saúde de forma mais justa.Todos os pleitos começam a sair do papel e tornar realidade.A disponibilidade destes recursos são por meio de projetos , e muitos outros já sinalizados são por meio de emendas da bancada.
“ Trabalhamos junto ao Ministério da Saúde para dar ao Estado o que ele merece em recursos.A Saúde tem grandes projetos a serem implantados como o a Rede de Urgência e Emergência- Samu 100%- Rede Cegonha, Rede de Atenção à Saúde, a implantação de novos hospitais –transplantes-e acima de tudo a luta para implantar mais cursos de medicina como no município de Sinop em parceria com a UFMT, no município de Rondonópolis em parceria com a Universidade de Cuiabá-Unic”,disse Pedro Henry.
A portaria informa que a transferência dos recursos será feita diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde de Mato Grosso de forma regular e automática.

Ter, 03 de Julho de 2012

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso