A Secretaria Estadual de Saúde lançou, na tarde de segunda-feira(12), o projeto Rede Cegonha Mato Grosso, uma estratégia do Ministério da Saúde destinada a garantir o atendimento qualificado às gestantes e crianças – de até os dois anos. A iniciativa foi apresentada pelo secretário Estadual de Saúde, Vander Fernandes, em âmbito estadual, como parte das Redes Tuiuiú, a versão Mato-grossense da Política de Redes de Atenção Integral à Saúde, preconizada pelo Ministério da Saúde.
Para a implantação da Rede Cegonha em Mato Grosso,segundo o secretário ,Vander Fernandes, o projeto está sendo inserido a partir de uma série de medidas, ações e cuidados que assegurem às mulheres um atendimento seguro e humanizado durante a gravidez, passando pelo pré-natal e parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.
Durante a solenidade de lançamento da estratégia, o secretário enfatizou o alinhamento e o empenho do Estado às diretrizes do Ministério da Saúde no processo de implantação das Redes de Atenção Integral que permitirá ao Estado ter no Sistema Único de Saúde uma política mais eficiente, com qualidade e o usuário melhor acesso.
“O Sistema Único de Saúde tem hoje como desafio a busca pelo acesso e pela qualidade dos serviços.A Construção das redes, a reorganização dos serviços nos proporciona a otimizar a estrutura que temos hoje e potencializar as ações,com mais eficiência e economicidade”.
De acordo com a diretora do Departamento de Articulação de Redes de Atenção à Saúde do MS, Luiza Acioli, depois de implementada nos municípios que o Estado de MT priorizou nesta primeira fase, a iniciativa vai conferir às mulheres, de forma mais efetiva,o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada, à gravidez, ao parto e puerpério. Às crianças, garantirá o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.
“Os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar preparados para garantir o acesso, o acolhimento e a resolutividade, por meio de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Um dos principais objetivos desta política é a redução da mortalidade materna ,infantil e neonatal”,disse ela.
Capacitação: Durante o dia de hoje(13/03), estarão reunidos em grupos de reunião de trabalho,representantes do Ministério da Saúde por parte da Diretoria de Articulação de Redes de Atenção à Saúde, representantes da Secretaria de Estado de Saúde por meio da Superintendência de Atenção à Saúde,membros do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde( COSEMS), representantes dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, afim de estruturar e operacionalizar a Rede Cegonha no Estado.
Na reunião de trabalho os profissionais de saúde vão receber informações e montar a Rede Estadual da Rede Cegonha, a Rede Estadual de Urgência e Emergência, capacitação no Sistema Informatizado de Adesão à Rede Cegonha.

Qua, 14 de Março de 2012

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde