Os 340 médicos de Várzea Grande paralisaram as atividades no município na manhã desta segunda-feira (06.02) devido à falta de acordo entre o Sindimed (Sindicato dos Médicos do Mato Grosso) e Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde, Marcos José, informou que recebeu na última quinta-feira (03.02) o repasse do governo do Estado no valor de R$ 1,2 mi. O recurso será destinado para quitar a terceira verba indenizatória atrasada aos médicos. Ele informou ainda, que o salário do mês de janeiro será pago na próxima quinta-feira (09.02).
“Em 30 dias já quitei três das cinco verbas indenizatórias atrasadas. A folha de pagamento do mês de dezembro já foi paga semana passada. Hoje eu repasso à categoria R$ 800 mil para quitar as verbas indenizatórias atrasadas dos médicos do Pronto-Socorro de Várzea Grande e de toda a rede básica de saúde”, explicou o secretário.
O valor total das verbas indenizatórias atrasadas soma-se mais de R$ 2 milhões. A verba é destinada além do pagamento das Vis, os salários atrasados dos médicos.

O Pronto-Socorro de Várzea Grande, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), duas Policlínicas e o Centro de Especialidades foram às unidades de saúde que decidiram cruzar os braços.   A categoria iniciou uma manifestação nesta manhã (06.02) em frente ao Pronto-Socorro, região central da cidade, em que solicitam mais atenção da Secretaria de Saúde. De acordo com a presidente do Sindimed, Elza de Queiróz, as reivindicações não foram atendidas pelo secretário de Saúde, Marcos José. Entre as solicitações estão às condições de trabalho, falta de pagamento de Verbas Indenizatórias atrasadas (Vis), contratos irregulares, o não pagamento das férias atrasadas, além de salários atrasados, foram os motivos que fizeram os médicos aderirem ao movimento grevista.

A presidente do Sindimed informou que na semana passada, recebeu uma comunicação interna da categoria em que foi solicitado o lotocionograma dos médicos do município e até o momento a Secretaria de Saúde não encaminhou a resposta ao Sindimed.  “Está em funcionamento somente os serviços de Urgência e Emergência no Pronto-Socorro. Na semana passada, ficamos mais de cinco dias sem médicos cirurgiões na unidade”, afirmou Elza.

Fonte: VG Notícias