A técnica deixa de ser experimental, constituindo-se como prática médica inconteste com indicação precisa em pacientes especiais
A técnica de implante por cateter de prótese valvar aórtica é um procedimento seguro e eficaz para corrigir a obstrução valvar em pacientes idosos com estenose aórtica acentuada ou comorbidades, e com contraindicação cirúrgica. Esta é a conclusão do Parecer CFM nº 3/12 aprovado na Sessão Plenária de janeiro. “Os trabalhos de âmbito internacional e nacional recentes demonstram evidências cientificas que justificam o procedimento”, apontou o relator do parecer e secretário-geral da entidade, Henrique Batista e Silva.
A consulta foi realizada pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) que solicitava a revisão do parecer nº 13/11 que considerou o implante transcateter de válvula aórtica como um procedimento experimental.
O procedimento para tratamento de estenose grave em pacientes idosos e/ou com contraindicação para a cirurgia convencional de troca valvar já foi empregado em mais de sete mil pacientes em todo o mundo e no Brasil já foram realizados mais de 100 procedimentos com altas taxas de sucesso e baixos índices de complicações.
De acordo com a SBHCI, o resultado dos estudos clínicos mais recentes tem demonstrado um grande benefício do implante de válvula aórtica, observando-se grande redução da mortalidade (redução absoluta de 20% na mortalidade final de um ano) e significativa melhora na qualidade de vida quando comparado com o tratamento clínico convencional.

Fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM)