Após reunião entre o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) e os médicos do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), realizado na noite da última terça (31), está decidido que a categoria irá esperar até o próximo dia 10 – como proposto pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) – a liberação da folha complementar para pagamento da metade do salário do mês de dezembro e o pagamento de janeiro.
Os médicos também aceitaram a proposta do Estado em renovar por mais um ano o contrato de trabalho.
Ainda ficou acordado que o Sindicato irá pedir oficialmente ao Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM/MT) a fiscalização das condições de trabalho dos profissionais do Samu. Segundo a presidente do Sindimed, Elza Luiz de Queiroz, os médicos denunciam falta de estrutura para exercer um trabalho primordial que é o de salvar vidas. “Os médicos querem trabalhar com o mínimo de dignidade, afinal eles estão lidando com vidas. O CRM vai fazer a fiscalização e se encontrar irregularidades vamos denunciar ao Ministério Público Estadual. Temos diversos depoimentos afirmando que há problemas sérios como ambulância estragada e sem previsão de conserto. E, vamos cobrar para que Ministério faça o seu trabalho”, promete.
O Sindimed irá requerer nos próximos dias uma audiência com o governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir o Plano de Carreira e possibilidade de concurso público para os médicos do Samu. “Vamos encaminhar as solicitações da categoria que quer melhores condições de trabalho e estabilidade” informa a presidente.

Fonte: Circuito Mato Grosso