Seg, 11 de Junho de 2012

Pela primeira vez, uma entidade exclusivamente de médicos terá um assento na Associação Internacional de Bioética (International Association of Bioethics – IAB), representando um avanço significativo para a Medicina e a Bioética no Brasil.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d’Avila,  foi o terceiro mais votado pelos associados da IAB no dia 3 de junho, quando a Associação organizou a votação para renovar parte de sua diretoria. “O voto dos associados em um representante brasileiro reflete o conhecimento que eles têm do Brasil na questão da Bioética, do trabalho que o Brasil faz nessa área”, aponta d’Avila.

Com a eleição, a América Latina estará representada por quatro anos pelos dois novos membros recém-eleitos – Roberto Luiz d’Avila (Brasil) e Florencia Luna (Argentina) –, além de José Eduardo Siqueira, que continua representando a Sociedade Brasileira de Bioética por mais dois anos.

Siqueira enumera alguns avanços obtidos a partir de sua atuação na diretoria da IAB, como incluir nos congressos da Associação, cuja língua oficial é o inglês, sessões dedicadas à língua portuguesa e espanhola. “Agora em Roterdã, por exemplo, criamos umnetwork sobre a Bioética na Ibero-américa. Esse espaço é muito importante porque é onde se troca ideias. Tradicionalmente, Europa e Estados Unidos representam muita força na área, mas esse espaço é uma vitrine para mostrarmos a Bioética da América Latina, Espanha e Portugal”, comenta.

A posse ocorrerá durante o 11º Congresso Internacional da Associação, de 26 a 29 de junho, na cidade de Roterdã, Holanda. Na ocasião, o presidente d’Avila e José Eduardo de Siqueira promovem uma apresentação do novo Código de Ética Médica brasileiro (Resolução CFM 1.931/2009), revisado e atualizado para incorporar mais de 20 anos de mudanças após a publicação do código anterior, em 1988.

Fonte: Conselho Federal de Medicina