O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou no dia 13 de outubro com uma ação civil pública na Justiça Federal sobre a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir a venda de alguns medicamentos utilizados no tratamento contra a obesidade.

A anfepramona, o femproporex e o mazindol são substâncias usadas para auxiliar no tratamento contra a obesidade. O CFM defende o uso delas como auxiliares no tratamento de pacientes obesos e pede o fortalecimento de mecanismos de controle de uso, sempre sob supervisão de médico qualificado.

A decisão da Anvisa proíbe os médicos de prescreverem os remédios com anfetamina na fórmula e a suspensão da fabricação da substância no país, Além de cancelar os atuais registros. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirá-los das prateleiras.

Fonte: Agência Brasil