Rede dos Conselhos de Medicina
CRM-MT faz esclarecimento sobre uso de cloroquina e hidroxicloroquina
Sex, 20 de Março de 2020 17:52

Ofício Circular nº 06/2020 – CRMMT/ PANDEMIA DO COVID‐19

Cuiabá, 20 de março de 2020.


Assunto: Esclarecimentos sobre o uso da hidroxicloroquina e cloroquina para o tratamento do novo coronavírus.

Conscientes da gravidade da situação que o mundo está passando e do papel que podemos exercer como fonte de informação técnica confiável, o CRM-MT esclarece a população em geral e aos profissionais da área da saúde que não há recomendação da ANVISA ou do CFM, até o momento, para a utilização de medicamentos que contêm hidroxicloroquina e cloroquina em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

O próprio CFM solicitou à ANVISA, nesta data, que no cenário atual torne obrigatória a prescrição médica para a dispensação e a comercialização dos medicamentos com hidroxicloroquina e cloroquina.

Nas últimas horas, as drogarias registraram um aumento desproporcional na aquisição destes medicamentos e possivelmente esse evento se deve à veiculação de notícias e mensagens de que tais medicamentos podem ser utilizados no combate à contaminação pelo novo coronavírus.
Como consequência, esses medicamentos já estão faltando para aqueles pacientes que deles precisam no tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

Nesse contexto da pandemia do COVID-19 recomendamos aos profissionais médicos que se atenham aos critérios clínicos para a prescrição destes medicamentos.

À população em geral pedimos atenção para que evitem a automedicação e a aquisição e uso de medicamentos contendo a hidroxicloroquina e cloroquina de forma indiscriminada. O momento pede que pensemos no bem estar coletivo, a aquisição de medicamentos que contenham aquelas substâncias para uso fora das indicações aprovadas pela ANVISA, coloca em risco a saúde das pessoas que os utilizam para tratamento da artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.
Sobre o assunto, recomendamos ainda a leitura da Nota Técnica sobre Cloroquina e Hidroxicloroquina elaborada pela ANVISA.

 

Atenciosamente,

Dra. Hildenete Monteiro Fortes
Presidente do CRM-MT

 

 

Veja a Nota Técnica sobre Cloroquina e Hidroxicloroquina

Última atualização em Sex, 20 de Março de 2020 18:47
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner