CRM-MT investiga denúncias de ilícitos éticos na “Caravana da Transformação”
Qua, 23 de Janeiro de 2019 17:26

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), diante dos fatos relatados pela imprensa sobre os supostos ilícitos éticos ocorridos nas cirurgias oftalmológicas realizadas através do programa governamental denominado “Caravana da Transformação”, está utilizando da sua competência legal e vem instaurando sindicâncias administrativas para averiguar a existência de indícios de ilícitos éticos.

Segundo o Governo do Estado, foram realizadas cerca de 60 mil cirurgias em 14 cidades. Em reportagem exibida em rede nacional, idosos afirmam ter enfrentado problemas de visão em virtude das cirurgias de catarata. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE), e culminou na Operação Catarata.

Para que essa análise seja a mais abrangente possível, o CRM-MT orienta aos pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico por meio do referido programa, e que pretendem ter sua situação avaliada, a procurar a sede do Conselho, situado no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá, para apresentar sua denúncia, podendo enviá-la também por escrito, com identificação e assinatura através dos Correios. Lembrando que o Conselho não realiza perícias, mas sim os possíveis ilícitos éticos.

A presidente do Conselho, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, de igual modo, pede aos profissionais médicos que ao atenderem pacientes com queixas relacionadas conversem e orientem a apresentarem a denúncia junto ao CRM-MT.

Conforme a assessoria jurídica do Conselho, a sindicância é sigilosa e os dados do paciente serão resguardados do acesso de terceiros que não tenham relação com o caso.

Última atualização em Seg, 28 de Janeiro de 2019 14:54